sábado, 20 de setembro de 2008

COMUNICADO DA ORGANIZAÇÃO

COMUNICADO DA ORGANIZAÇÃO

Foi com grande pesar que a organização se viu obrigada a alterar o local da Espinho Beach Party, que poderia revelar-se (e sê-lo-á no futuro, porque não desistiremos) um grande evento na região.

Em primeiro lugar, endereçamos a todos os espectadores o mais sincero pedido de desculpas pelo sucedido, e providenciamos um pacote de medidas para os beneficiar do melhor modo, baixando o preço de entrada e restituindo o valor do bilhete a quem assim o desejar.

Agora passamos a explanar as circunstâncias extremamente graves, que levaram à alteração deste evento:

No dia 19 de Setembro (ontem) a CÂMARA MUNICIPAL DE ESPINHO (CME) impossibilitou a realização do evento, quando tudo estava perfeitamente encaminhado para uma excelente iniciativa, com a colaboração de várias instituições, incluindo as que gerem o espaço onde o evento se iria realizar(CCDRN). entidades responsáveis de avaliar a viabilidade do evento.

A forma que este executivo camarário encontrou para o fazer - através do envio de um parecer para a CCDRN (entidade responsável pela orla costeira e que tutela a área onde o evento se iria realizar) - revelou-se um acto tão insólito, que a organização tem dificuldades em qualificá-lo: em primeiro lugar, porque está repleto de inverdades , em segundo porque, para além do mais, se encontra pleno de inconsistências de discurso e de incoerências. Assim sendo, passamos a citar algumas das "melhores" passagens deste documento, que poderá suscitar inveja entre alguns dos melhores comediantes (a seu tempo divulgaremos o documento na íntegra):

Entre os argumentos apresentados, afirma-se que “o impacto técnico da iniciativa prevista para a praia POP coloca em grave risco de segurança o recinto onde estarão instaladas as baterias de fogo de artificio e fogo preso , baterias essas de detonação que reagem a qualquer trepidação ou vibração , requerendo a maior e absoluta das cautelas , sob pena de colocar em risco a população que se deslocara á zona costeira da cidade e deixar sem efeito a festa em honra de N Sra da Ajuda”. Ora bem, a distância entre a localização do evento e o recinto do fogo de artificio corresponde a mais de 500 metros, o que por si só arrasa com o argumento, No entanto, a situação torna-se ainda mais caricata! Será que este executivo se esqueceu que tem um espectáculo com uma potência sonora absurda a 45 metros do recinto do fogo? Será que estamos todos em perigo de vida devido a este esquecimento do executivo? Ou será apenas que isto não passa de uma mentira?

Deixamos ao vosso critério

Foram também levantados problemas relacionados com a questão da higiene, estando a organização tão precavida no que diz respeito a este assunto como nenhuma outra iniciativa local esteve (incluindo as organizadas pela própria Câmara Municipal). Aliás, alguém nos saberá dizer qual será a casa de banho de serviço para os milhares de espectadores do Espectáculo pirotécnico? Na eventualidade de o evento ter sido autorizado recorreriam até aos nossos lavabos...seria serviço público...

Levantada a questão da licença de direitos de Autor, a Câmara municipal passa um atestado de desinformação a ela própria, uma vez que existem documentos impressos da nossa autorização numa cooperativa de autores que autorizou o evento.

O parecer remata: “O nosso parecer é profundamente negativo, e responsabilizamos qualquer entidade que não leve em consideração o que atrás foi explicado”

Foi esta frase que impossibilitou a realização do evento, continuando este executivo com a politica de perseguição à Cultura e à Juventude do concelho e, em particular, a esta instituição.

De referir que no Distrito de Aveiro existem 106 associações Juvenis inscritas no registo Nacional , apenas uma de Espinho, o objectivo é claro chegar ao 0.


Este parecer está a ser analisado pelos nosso advogados e a organização irá tomar as medidas adequadas para ser ressarcida dos danos causados

Contamos convosco para reforçar a Juventude e a Cultura da região, porque há uma certeza: não vamos desistir,

Espero que se divirtam tanto quanto possível no evento, e agradecemos a Equipa do Kode de permitir que os artistas consigam actuar na cidade de Espinho

Com os melhores cumprimentos

Filipe Pereira

Presidente Direcção FEST - Associação Cultural

Sem comentários: